Duna Dueto

Cordel em arte e versos

ISBN 978-85-87306-23-4
Ano: 2008
Número de páginas: 32
Formato: 18 x 25 cm
Peso: 145g

R$ 36,00

 

Autor: MOREIRA DE ACOPIARA
Ilustrador: ERIVALDO FERREIRA DA SILVA

 

LIVRO INDICADO COMO ALTAMENTE RECOMENDÁVEL PELA FNLIJ

A proposta de Cordel em arte e versos, de Moreira de Acopiara, é motivar o leitor a descobrir o universo do cordel, motivá-lo a conhecer esta linguagem literária para criar seus versos e ilustrar seu próprio livreto.

A idéia do livro é que a literatura de cordel conquiste uma abordagem mais ampla, tanto nas aulas de língua portuguesa como nas de artes. “Essa combinação de ensinar a escrever os versos e ilustrar com xilogravura para criar o próprio livreto de cordel é muito interessante; acredito que aproxime muito o leitor desse universo, muitas vezes distante da vida nos grandes centros urbanos”, explica Moreira de Acopiara. Além disso, proporciona leituras e abordagens variadas sobre temas relacionados ao nordeste.
Cordel em arte e versos traz um pouco da história do cordel no Brasil, seus principais autores, as lembranças do autor sobre como ele conheceu a linguagem das rimas e um poema bem-humorado, A bicicleta, sobre as trapalhadas de um garoto e sua bicicleta. Mostra, ainda, como se produz um cordel, com suas rimas e metrificações, e como é ilustrado. Conta em versos a arte da xilogravura e o passo a passo para se ilustrar o cordel, inclusive com materiais alternativos para crianças. 
Depois de ler Cordel em arte e versos é só o leitor escolher o tema, escrever os versos, ilustrar com xilogravuras e criar seu próprio livreto de cordel.

Indicado para 1º a 7º ano do Ensino Fundamental para trabalhar literatura, literatura popular e de cordel, cultura popular, a arte da xilogravura etc. Possibilita à criança criar seu próprio livreto de cordel, com um poema e xilogravuras para ilustrar. Pode ser trabalhado de forma interdisciplinar nas aulas de Língua Portuguesa, Artes e História.

Veja uma página do livro:

Veja o evento de lançamento do livro

Veja algumas páginas do livro

Navegação: Cordel em arte e versos